Os Galos do Botaréu

on Wednesday, March 29, 2006
Actualmente nos distritais, o Recreio de Águeda teve uma passagem meteórica (tal como Vizela, Covilhã, Alcobaça, Amora,..) pela divisão maior do futebol português.
Foi em 1983 que um célebre jogo frente ao sempre complicado Peniche, a contar para a 2ª divisão zona centro, ditou a subida dos aveirenses.
5 a 2 foi o resultado, com um jovem guiniense de nome Mamadu Bobo a encher o campo e a apontar 1 tento.
Seguiram-se as férias, os reforços, a pré-época e o ataque à 1ª divisão com o objectivo único de garantir a manutenção. Objectivo que não passou disso mesmo, tal a pobreza do futebol apresentado pelos galos do botaréu.
Para a posteridade fica a saudosa equipa do Recreio de Águeda que recebeu o Benfica, em Fevereiro de 1984.
Perante a maior enchente de sempre no Municipal, esmagaram os galos com uns contundentes 4-1.Com 6 aninhos de idade eu estive lá... e vi Nené fazer o primeiro, aos 26 minutos de grande penalidade. Fiquei petrificado e a gaguejar quando César empatou ainda antes do intervalo. No 2º tempo Nené, Diamantino e Álvaro fixaram o resultado final, dando-me um sorriso de orelha a orelha.

De notar na foto a presença de Jorginho, que haveria ainda de passar por Desportivo de Chaves, Sporting e Beira Mar; de Tibi, o guarda redes que chegou a representar o nosso Porto e do avançado Flávio (2º em baixo a contar da esquerda), ex Marítimo e pós Associação Desportiva de Fafe.
Da presença do Águeda na 1ª divisão destacamos igualmente os 6-0 enfardados nas Antas, a 1ª vitória no campeonato ante o Varzim (1-0 com golo de César) e o jogo de despedida em Vila do Conde, derrota por 5-1.
E pronto, foi a nossa homenagem à simpática colectividade que é o Recreio de Águeda. Um grande bem haja às suas gentes e um muito obrigado à Soberania do Povo pelas informações prestadas.
http://campeoesdeagueda.blogspot.com/

0 comments:

Post a Comment