Em tempos esse grande nome da tropa que dá pelo nome de Artur Jorge de Melo BragaTeixeira afirmou: "O principal candidato ao título é e será nos anos vindouros o Futebol Clube do Porto".
A estabilidade e a força dos dragões obrigaram-me a concordar com o poeta, contudo este ano algo me dizia que o Benfica tinha tudo para revalidar o título.
O que falhou, então?
a) Koeman demorou a encontrar um modelo de jogo

As 3 primeiras jornadas saldaram-se por 1 ponto e um consequente atraso comprometedor relativamente ao Porto e Sporting.
b) Beto

Já para não falar dos calafrios provocados na eliminatória contra o Liverpool, o brasileiro deitou por terra as aspirações do Benfica em Camp Nou, ao "tropeçar" literalmente no esférico numa imagem digna de figurar no Watts da Eurosport.
Beto é jogador para jogar somente em caso de emergência, ou seja quando Petit ou Manuel Fernandes estiverem impedidos.
c) 3 Médios Defensivos?
Petit, Beto (nossa Senhora!!!) e Manuel Fernandes de início na mesma equipa? Só mesmo se a linha avançada do Benfica fosse composta por Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Shevchenko.
É um crime digno de despedimento com indemnização à entidade patronal e aos sócios o Benfica jogar com 3 trincos. Quem faz o transporte de bola sr Koeman? Por exemplo em Barcelona tinhamos somente 3 homens de características ofensivas. Os extremos Simão e Geovani e o ponta de lança "Picoli". O que pretendia Koeman? Simão e Geovani a subirem à linha e a cruzarem para acabeça do italiano?
3 médios defensivos aliados ao facto de um dos laterais ser um central adaptado faz com que a equipa fique descompensada em termos ofensivos... e o Benfica tem que jogar para ganhar.
d) Mantorras e Karyaka

50 milhões de euros à parte, o angolano tem o dom de galvanizar os adeptos e os companheiros.Com Pedro Manuel Torres em campo, parece que o Benfica exerce um maior domínio sobre os adversários. Fundamental na conquista do título na época passada, o ponta de lança viu-se em parte da época relegado para 5ª opção.
Koeman nao teve a inteligência para tirar partido da vontade de jogar do angolano.

e) Excesso de jogadores para jogar 30 minutos
Como gerir os 30 minutos do Robert, do Karagounis, do Miccoli, do Mantorras...É verdade, o plantel encarnado apresenta jogadores com condições físicas deficitárias incapazes de aguentarem mais de 30 minutos em alta rotação. Um factor a rever.
f) Má gestão de recursos humanos na baliza

O treinador deveria ter escolhido melhor o timing para lançar Moreto.
Apesar de muito criticado, o brasileiro afigura-se de longe como a melhor alternativa para a baliza dos encarnados.
Espero que para ano, com ou sem Koeman, as coisas sejam bem diferentes.
0 comments:
Post a Comment