O que falhou?

on Tuesday, May 2, 2006
Apesar da remota hipótese de conquistar o 2º lugar, a época 2005/06 foi um fracasso com todas as letras e mais algumas se as houvesse.
Em tempos esse grande nome da tropa que dá pelo nome de Artur Jorge de Melo BragaTeixeira afirmou: "O principal candidato ao título é e será nos anos vindouros o Futebol Clube do Porto".
A estabilidade e a força dos dragões obrigaram-me a concordar com o poeta, contudo este ano algo me dizia que o Benfica tinha tudo para revalidar o título.
O que falhou, então?

a) Koeman demorou a encontrar um modelo de jogo
Aqui terá pesado o fracasso na contratação de Tomasson, uma vez que o treinador terá armado a equipa em função do poderoso avançado dinamarquês, o tal ponta de lança de classe mundial que a dupla Vieira/ Veiga pretendia. Com Tomasson resgatado pelo Estugarda de Trap, Karadas dispensado e Mantorras a não cair nas boas graças do treinador, o Benfica entra em 2005/06 somente com Nuno Gomes.
As 3 primeiras jornadas saldaram-se por 1 ponto e um consequente atraso comprometedor relativamente ao Porto e Sporting.

b) Beto
Reside aqui a principal teimosia de Ronald Koeman. Fazer de Beto um jogador nuclear? Valha-me Deus!!!! Por favor, não me falem na abnegação e na disponibilidade física do médio brasileiro. Eu próprio daria 110% se vestisse a camisola do Benfica... o problema seria a falta de jeito.
Já para não falar dos calafrios provocados na eliminatória contra o Liverpool, o brasileiro deitou por terra as aspirações do Benfica em Camp Nou, ao "tropeçar" literalmente no esférico numa imagem digna de figurar no Watts da Eurosport.
Beto é jogador para jogar somente em caso de emergência, ou seja quando Petit ou Manuel Fernandes estiverem impedidos.

c) 3 Médios Defensivos?
Petit, Beto (nossa Senhora!!!) e Manuel Fernandes de início na mesma equipa? Só mesmo se a linha avançada do Benfica fosse composta por Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Shevchenko.
É um crime digno de despedimento com indemnização à entidade patronal e aos sócios o Benfica jogar com 3 trincos. Quem faz o transporte de bola sr Koeman? Por exemplo em Barcelona tinhamos somente 3 homens de características ofensivas. Os extremos Simão e Geovani e o ponta de lança "Picoli". O que pretendia Koeman? Simão e Geovani a subirem à linha e a cruzarem para acabeça do italiano?
3 médios defensivos aliados ao facto de um dos laterais ser um central adaptado faz com que a equipa fique descompensada em termos ofensivos... e o Benfica tem que jogar para ganhar.

d) Mantorras e Karyaka
50 milhões de euros à parte, o angolano tem o dom de galvanizar os adeptos e os companheiros.Com Pedro Manuel Torres em campo, parece que o Benfica exerce um maior domínio sobre os adversários. Fundamental na conquista do título na época passada, o ponta de lança viu-se em parte da época relegado para 5ª opção.
Koeman nao teve a inteligência para tirar partido da vontade de jogar do angolano.

Relativamente a Karyaka, o internacional russo parecia ser uma das principais contratações da época. Após uma pré-época em cheio, manchada pela lesão ante o Chelsea, voltou no Dragão para encantar manietando o futuro campeão nacional. Confirmou o bom momento na jornada seguinte ao abrir o marcador frente ao Estrela da Amadora. Subitamente (e sem que nada o fizesse prever), viu-se arredado. Não seria melhor um meio campo com Petit, Manuel Fernandes e Karyaka?


e) Excesso de jogadores para jogar 30 minutos
Como gerir os 30 minutos do Robert, do Karagounis, do Miccoli, do Mantorras...É verdade, o plantel encarnado apresenta jogadores com condições físicas deficitárias incapazes de aguentarem mais de 30 minutos em alta rotação. Um factor a rever.

f) Má gestão de recursos humanos na baliza
Não sei até que ponto Koeman foi obrigado a fazê-lo, mas o holandês não foi astuto quando decidiu usar Moretto de imediato. Para além de injusto perante Quim, que se havia sacrificado em prol da equipa, fez com que pressão sobre o keeper brasileiro fosse tremenda.
O treinador deveria ter escolhido melhor o timing para lançar Moreto.
Apesar de muito criticado, o brasileiro afigura-se de longe como a melhor alternativa para a baliza dos encarnados.

Espero que para ano, com ou sem Koeman, as coisas sejam bem diferentes.

0 comments:

Post a Comment