Enquanto abençoava a lagartagem, Bento XII virou-se para Carlos Freitas e disse: "Traz-me o gajo dos mandamentos!" (montagem da autoria do visionário Alexi Lilás)Paulo Bento é, realmente, um génio do futebol moderno. Eu, que já o admirava bastante, fiquei estupefacto por só ter conseguido decifrar a sua estratégia hoje. E realmente não há melhor para contruir um grupo coeso.
As linhas mestras da era "Bentiana" passam por reunir no plantel figuras bíblicas ou com algo ligado à doutrina cristã. E esta tendência afecta todos os sectores do clube de Alvalade. Pode ser algo rebuscado, mas passo a provar, através de uma investigação à moda de Robert Langdon:
- A primeira medida do homem do risco ao meio foi contratar Abel. Ora todos sabemos que o seu irmão, Caim, o matou à pedrada, tornando-se o primeiro homicida da História da Humanidade. Deus aceitou os sacrifícios de Abel e rejeitou os de Caim. Bento também só deu lugar no clube a um dos irmãos. E a razão é simples: se o ex-capitão do Oviedo quisesse alguém violento em campo tinha mantido Sá Pinto no plantel.
- Quanto à gestão do número de guarda-redes no plantel, Ricardo e Rui Patrício estavam confirmados, restando Nélson e Tiago. Um deles tinha de sair. O primeiro foi o 2º guarda-redes mais utilizado ao longo dos últimos 3 anos e é, na minha opinião, mais completo que Tiago( apesar de ser um pé de chumbo). Mas foi Tiago, o apóstolo, que permaneceu.
- Quando foi necessário encontrar um central, e já com um jogador como Enakarhire referenciado, quem foi 1ª opção? Moisés. Para além de uma passagem pelo Cruzeiro e outra pela Rússia, que referências tem este jovem? A autoria dos 5 primeiros livros do Antigo Testamento e a condução do povo israelita até à Terra Prometida. Nada mais, excepto o facto de ter recebido os 10 mandamentos que o Senhor lhe enviou.
- O jogador mais preponderante do futuro Sporting será João Filipe Iria Santos Moutinho. Já viram melhor sequência de nomes com conotação religiosa num craque da bola???!!! João e Filipe...os nomes próprios são apóstolos; Iria - Cova da Iria, onde Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos e culminando num singelo e comum Santos, que tem uma correlação óbvia com crenças religiosas.
- As maiores estrelas vindas das escolas leoninas pelas quais os sportinguistas choram hoje dão pelo nome de Simão, discípulo de Cristo sobejamente conhecido, e Quaresma, como que a relembrar aos adeptos do Desporto Rei os 40 dias de JC no deserto. A tendência da Academia de Alcochete para dar ao mundo do futebol referências do Livro Sagrado já vem de há anos atrás, portanto.
- Além disso, o melhor jogador jamais formado em Alvalade, Figo, passou grande parte da sua infância na Cova da Piedade( e que me desculpem as leitoras de nome Piedade, não é nada pessoal, o miúdo não era assim tão precoce). Ora aqui vai o inicio de um excerto de uma famosa oração católica, “A Ladainha de São Bento":
“Senhor, piedade Senhor, piedade.
Cristo, piedade Cristo, piedade.
Senhor, piedade Senhor, piedade.
Cristo, piedade Cristo, piedade.
Cristo, ouvi-nos Cristo, ouvi-nos.
Cristo, atendei-nos Cristo, atendei-nos.
Deus, Pai do céu, tende piedade de nós”
Ora cá está, não foi por acaso que Bento( o nome não é coincidência) apontava a Piedade como o caminho para salvação. Só não se sabia que pelo meio havia, efectivamente, uma cova. E seria mesmo um balão de oxigénio para os cofres do Sporting, se Sousa Cintra tivesse mais neurónios que um cavalo para vender o Pastilhas por um bom preço.
- Paulo Bento envergou, durante grande parte da sua carreira, a dorsal número 17. Será este um sinal de que o sucessor de Bento XVI está encontrado? Acabou a carreira aos 33 anos. Como sabemos o lugar de trinco não implica grande desgaste físico: centrais, trincos e principalmente guarda-redes têm a possibilidade de continuar nos relvados durante mais tempo do que jogadores que ocupem outras posições. Mas Bento não esperou mais do que 33 primaveras. Duas vezes um 3 – o número sagrado da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Mais curioso ainda: Jesus Cristo morreu com...33 anos(obrigado aos nossos atentos leitores por me lembrarem deste facto).
- O principal accionista da OPCA, empresa dirigida por Filipe Soares Franco, é, nada mais nada menos do que o….Banco Espírito Santo. Assim, esqueçam a linha ténue que delimitava a perigosa ligação entre futebol e política. Também na estrutura leonina encontramos personalidades como Espírito Santo Ricciardi.
Até as crenças se ligam ao desporto rei. Porque futebol não é uma religião, futebol é a mesmo A religião...
Por isso não se admirem se em vez de Paredes chegar Abraão...
0 comments:
Post a Comment