Ao folhear o livro de recordações do meu caro amigo Dauto Faquirá, espanto-me ao ver o Rio Ave da época 81/82. Sim, ou não seria essa a altura em que Mourinho Félix treinava este histórico clube.

Detenho-me perante esta relíquia. Em cima,o 3º a contar da direita é obviamente, o mister Félix, o obreiro desta grande equipa, antigo guarda-redes internacional, nesta foto seguido do capitão Duarte, que empurrava a equipa para a frente com enorme facilidade. Agora vejam o barbudo, 4º a contar da esquerda. Estamos perante Brito, um poderoso central brasileiro, que hoje, enquanto treinador-adjunto do Chelsea, usa também o seu primeiro nome, Baltemar. Ao lado o seu companheiro no eixo da defesa, Figueiredo. Em baixo estão nomes como Quim, o esforçado Adérito,Álvaro e Paquito. Nesta altura, com uma diferença entre grandes e pequenos muito mais acentuada( era quase impossível o Porto perder em casa 4-0 com uma equipa que luta para não descer, por exemplo), Mourinho Félix levou o Rio Ave aos lugares cimeiros da tabela. Mas falemos do jogador em baixo, 3º a contar da esquerda. Nessa altura, nem sempre convocado, este miúdo com uns 20 anos, apesar de pouco jogar, era um génio no que toca a relatórios de adversários.

Sim, estamos perante o maior rosto de Portugal no estrangeiro actualmente, o grande José Mourinho. Foi assim que Zé Mário aprendeu aquilo que o viria a tornar no melhor treinador do mundo, já anos depois de colaborar com o pai no Vitória de Setúbal.
Outra personalidade bem conhecida do nosso futebol e que passou por esta equipa de estrelas foi Mário Reis, na imagem com o guarda-redes Trindade.

Equipas como esta merecem ser relembradas com nostalgia, pois foi esta uma ponte para a poderosa equipa de Carlos Brito nos nossos dias.Viva Rio, viva Ave, viva toda a população de Vila do Conde.
0 comments:
Post a Comment